PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Título: Mais de 2.200 raios afetaram JF em janeiro - ANALISE CRÍTICA


Autor: Jacqueline Silva
Veículo: Jornal Tribuna de Minas
Data da publicação: 05 de março de 2008



Elaborada com dados precisos, com estilo imparcial e elucidativo, a reportagem descreve o aumento da incidência de raios na cidade de Juiz de Fora e região. Relata como o aquecimento do espaço urbano, aliado ao fenômeno La Niña, interfere diretamente no aumento gradativo da freqüência das descargas atmosféricas. O tema da reportagem é atual e seu conteúdo é de interesse peculiar para os administradores, que embasados nos dados da matéria, poderão programar investimentos em equipamentos de proteção, cientes da previsão do aumento da incidência dos raios em nossa região, sendo que as descargas atmosféricas são capazes de ocasionar interrupção do fornecimento de energia elétrica e comprometimento dos equipamentos eletro-eletrônicos, ocasionando transtornos e prejuízos para as Empresas.

Mais de 2.200 raios afetaram JF em janeiro - RESUMO


Autor: Jacqueline Silva
Veículo: Jornal Tribuna de Minas
Data da publicação: 05 de março de 2008


Na matéria, conforme dados da Cemig o aumento da incidência de raios em Juiz de Fora é uma tendência prevista por Osmar Pinto Junior Coordenador do grupo de eletricidade do Instituto Nacional de pesquisas espaciais que atribui a disposição à atuação do fenômeno La Niña sendo que o aquecimento gradativo do espaço urbano também interfere na freqüência dessas descargas , o impacto não é imediato, porém contínuo. O fato é que há grande preocupação diante desses transtornos, com queima de aparelhos eletrônicos e maiores risco de acidentes. Conseqüentemente Osmar enfoca ainda que “Com a retirada da cobertura vegetal, a proliferação de prédios e a impermeabilização do solo em determinadas regiões, o micro clima sofre alteração. Logo há um aumento discreto, porém contínuo, da temperatura.” Conforme o professor, esse efeito, é mais evidente em municípios com mais de 500 mil habitantes, onde atos humanos refletem diretamente no ambiente.