PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

sábado, 3 de maio de 2008

Agricultura moderna leva ao desastre

Fonte: Envolverde REVISTA DIGITAL

Data:16/04/2008

AUTOR: Por Hans R. Herren*

http://www.rts.org.br/artigos/agricultura-moderna-leva-ao-desastre

Uma mudança na ciência e na tecnologia agrícola deveria ser realizada, pois conforme ocorre hoje, como nos bem sintetiza Hans Herren, estamos destruindo nosso patrimônio, tornando-o insustentável, o uso intensivo da energia procedente dos combustíveis, de origem fóssil e do capital, não levando em conta efeitos externos de sua atividade, propicia um desgaste excessivo do solo,. Segundo Hans paises mais pobres são perdedores na maioria dos cenários de liberalização comercial. “Atitudes políticas e econômicas conflituosas”, de paises desenvolvidos que se opõem a mudanças nos regimes de comércio ou sistemas de subsídios. Logo, paises mais pobres atravessam tempos difíceis, pois necessitam proteger o próprio desenvolvimento. Outra censura é quanto a agricultura das grandes corporações, voltada ao lucro. Os investimentos em ciência agrícola e sua colocação à disposição dos agricultores diminuíram com o tempo, embora haja necessidade urgente do desenvolvimento e difusão de soluções sustentáveis.

O autor é crítico nos leva a refletir sobre os impactos causados pela agricultura moderna ao nosso meio ambiente. Descreve sobre as divergências existentes na agricultura, relatando sobre a necessidade de uma transformação na ciência e tecnologia agrícola, proporcionando a todos a difusão de soluções sustentáveis, ambientalmente seguras e eqüitativas para a produção de alimentos, disseminando o desenvolvimento. Repreende as atitudes políticas e econômicas dos países desenvolvidos e a agricultura das grandes corporações, voltadas para o lucro, que continuam prosperando no modelo agrícola atual. Conclui que sem mudanças profundas na maneira da produção atual dos alimentos, haverá o esgotamento dos recursos naturais e o planeta sofrerá danos duradouros, colocando em risco o futuro das próximas gerações. O tema é atual e característico para a Administração Rural, que estuda os processos racionais das decisões e ações administrativas em organizações rurais.