PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Amazônia volta a atropelar - RESUMO

Autor: Washington Novaes
Veículo: Jornal Estadão
Data da publicação: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080411/not_imp154990,0.php



Surgiram notícias infladas depois que o governo federal editou a Medida Provisória 422, permitindo a regularização de terras na Amazônia. O Greenpeace criticou fortemente dizendo que ela beneficia infratores e "autoriza, em ano eleitoral", legalizar áreas públicas invadidas. Das promessas que estavam no plano de ação de 13 Ministérios apenas 30% foram cumpridas para prevenção e controle do desmatamento. A ministra do Meio Ambiente, reconhece que "a dinâmica da ilegalidade" no bioma é mais rápida que providências anunciadas pelo governo para coibir o desmatamento ilegal. Nesse interim reabrem-se discussões sobre a concessão de florestas públicas para manejo e extração de madeira. Apesar das controvérsias sobre a erosão genética e de experiências negativas em varios paises há uma nova proposta dos professores Charles e Niro, do Instituto de Pesquisas da Amazônia, que através do zoneamento ecológico/ econômico podem ser melhormente esplorados assegurando que ocorrerá aproveitamento de 70% da madeira extraída.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Amazônia volta a atropelar - Analise crítica

Autor: Washington Novaes
Veículo: Jornal Estadão
Data: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008


http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080411/not_imp154990,0.php

De posse de dados fornecidos pelo INPE, o autor descreve de maneira elucidativa, precisa e imparcial sobre o aumento do desmatamento nos ecossistemas amazônicos. A matéria é atual, dispondo sobre as conseqüências que poderão advir a partir da Medida Provisória 422, que estimularia o desmatamento. Relata a reabertura das discussões sobre a concessão de florestas públicas para o manejo e extração de madeira. O tema é controverso, pois, para o professor Edson A. Zanetti, mestre em manejo florestal, as concessões são inviáveis, levando essas áreas à exaustão. Entretanto, os professores Charles R. Clemente e Niro Higuchi, afirmam que com o uso da tecnologia de ponta, será possível o aproveitamento de 70% da madeira extraída, apesar de reconhecerem a legitimidade das dúvidas sobre a erosão genética em projetos de manejo. O tema é de interesse para a Administração, alertando sobre os desafios a serem enfrentados em locais distantes e culturalmente distintos.