PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: Como funcionam as queimadas

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: Como funcionam as queimadas

Como funcionam as queimadas





Queimadas: um problema ecológico e social

por Luís Indriunas

http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas.htm






RESUMO

As queimadas comumente feitas de maio a dezembro, por pequenos agricultores e/ ou grileiros, para “limpeza” da área de plantio técnica arcaica e prejudicial ao ecossistema como a própria produção agrícola continuam acontecendo, a princípio, o pequeno agricultor queima para acabar com pragas e doenças, preparar o solo para pastagem ou plantio e nos canaviais, para facilitar a colheita. Na Amazônia, o mesmo acontece, porque pequenos agricultores não tendo maquinário como o trator, o modo mais fácil são as queimadas. Nas outras regiões como o Nordeste e o Sudeste, algumas queimadas são feitas para facilitar a colheita da cana-de-açúcar. A queimada de plantações de algodão, é feita uma touceira (monte de restos de plantas) para queimar o que sobrou da colheita, pois essa queimada é obrigatória por lei, por causa do fantasma do bicudo, uma praga comum a esse tipo de monocultura.
Atualmente, o governo trabalha com programas como o Prevfogo para conter esse problema.
ANALISE CRITICA
A matéria aborda um assunto atual e polêmico que são as queimadas efetuadas em nosso país, pelos pequenos agricultores e pelos grileiros. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), uma parte dos seis milhões de km2 que compõe a floresta amazônica corre o risco de se transformar em savana, caso prossiga o atual cenário e a progressão do desflorestamento na região. Apesar de a queimada ser considerada um instrumento agrícola para limpeza da roça, manutenção do pasto e eliminação de insetos e pragas, não podemos desconsiderar os danos que ela proporciona ao nosso meio ambiente. Como erradicar com as queimadas e manter a sobrevivência dos pequenos agricultores na Amazônia, tem sido um dos grandes desafios de governantes e governados, cientes da necessidade urgente de soluções que promovam o crescimento sustentável da Amazônia. Concordamos que a divulgação de dados sobre os danos ambientais é extremamente importante para a consciência de todos, entretanto, são necessárias ações efetivas e urgentes para que a prática das queimadas seja substituída por técnicas alternativas, que não causem tantos danos ao meio ambiente.