PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sistema alimentar na era pós-petroleira




Autor: Miguel A. Altieri
Veículo: Site Cartamaior.com.br
Data da publicação: Terça-Feira, 22 de Abril de 2008

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14955



A agricultura mundial clama socorro, pressões desencadeiam uma crise sem precedentes no sistema alimentar global, que já se manifesta em protestos por escassez de alimentos em muitos países. Os preços inflacionários do petróleo aumentam os custos de produção e os preços dos alimentos. O sistema alimentar em colapso, simplesmente falhou em seu cálculo de que o livre comércio internacional seria a chave para solucionar esse problema mundial. Os consumidores devem diminuir o consumo de proteína animal e ainda tomar consciência de que sua qualidade de vida está atrelada ao tipo de agricultura, não só pelo tipo e qualidade de cultivos que aí são produzidos, mas pelos serviços ambientais. A velocidade com que essa mudança deve ser implementada, é rápida, porém o que está em questão é se existe realmente vontade política de transformar radical e velozmente o sistema alimentar, antes que a fome e insegurança alimentar alcancem proporções irreversíveis.
Os impactos causados ao meio ambiente pelo modelo atual de agricultura industrial, são descritos pelo autor de forma crítica e elucidativa. Relata que o padrão industrial capitalista dependente do petróleo não funciona para suprir os alimentos necessários, e que a expansão de terras agrícolas destinadas a biocombustíveis ou cultivos transgênicos já constitui 120 milhões de hectares, sendo a agricultura industrial responsável por 1/3 das emissões globais de efeito estufa, especialmente metano e óxidos nitrosos. Conclui que o desafio imediato de nossa geração será iniciar a transição dos sistemas alimentares para que tornem independentes do petróleo, propiciando formas de agricultura ecológica, sustentável e socialmente justa, antes que a fome e a insegurança alimentar alcancem proporções irreversíveis em nosso planeta. O tema é atual e de interesse peculiar para a Administração, que está voltada às decisões eficazes, com responsabilidade social e ambiental.