PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Valoração de serviços ambientais em sistemas agroflorestais: métodos, problemas e perspectivas - RESUMO



Autor: Paulo Choji Kitamura
Veículo: Revista Meio Ambiente
Data de publicação: 18/03/2008




Na atualidade, a busca de novas formas de competição baseadas na diferenciação ambiental de produtos e serviços. A agricultura torna-se dependente dos limites e restrições ambientais incorporando o ambiente à estratégias competitivas. Diante do reconhecimento de que o mercado não consegue captar os valores de uso indireto economistas preparam instrumentos de política ambiental, como valoração e mecanismos a ela associados, capazes de internalizar no mercado serviços ambientais. Destacam-se avanços em termos de métodos valoração tanto monetária quanto não-monetária dos serviços ambientais. Essa valoração baseada na Função de Produção consideram o meio ambiente e os recursos associados como insumos para a produção e métodos que utilizam a Função de Demanda admitem que a mudança na disponibilidade de recursos naturais modifica a disposição de consumidores ou produtores a aceitar pagamento por esses recursos. Assim poderemos obter benefícios ambientais que não passam pelo mercado, como a preservação da biodiversidade.

Valoração de serviços ambientais em sistemas agros florestais: métodos, problemas e perspectivas. - ANÁLISE CRITICA


O autor narra de maneira crítica e imparcial a competitividade dos sistemas agro-florestais, relatando que esses sistemas não podem ser dependentes da internalização dos serviços ambientais, sendo que as receitas apenas complementam os benefícios diretos. Informa que com o crescimento dos assuntos relacionados às mudanças climáticas e o seqüestro do carbono, sistemas agro-florestais representarão o crescimento dos sistemas produtivos agrícolas, considerando uma oportunidade de complemento de renda para os agricultores amazônicos. A matéria é de típico interesse para os administradores, que embasados nos dados da reportagem, poderão planejar os futuros investimentos das empresas interessadas a aplicarem recursos no novo mercado agro-florestal em expansão.