Autor: Paulo Choji Kitamura
Veículo: Revista Meio Ambiente
Data de publicação: 18/03/2008
Na atualidade, a busca de novas formas de competição baseadas na diferenciação ambiental de produtos e serviços. A agricultura torna-se dependente dos limites e restrições ambientais incorporando o ambiente à estratégias competitivas. Diante do reconhecimento de que o mercado não consegue captar os valores de uso indireto economistas preparam instrumentos de política ambiental, como valoração e mecanismos a ela associados, capazes de internalizar no mercado serviços ambientais. Destacam-se avanços em termos de métodos valoração tanto monetária quanto não-monetária dos serviços ambientais. Essa valoração baseada na Função de Produção consideram o meio ambiente e os recursos associados como insumos para a produção e métodos que utilizam a Função de Demanda admitem que a mudança na disponibilidade de recursos naturais modifica a disposição de consumidores ou produtores a aceitar pagamento por esses recursos. Assim poderemos obter benefícios ambientais que não passam pelo mercado, como a preservação da biodiversidade.