PORQUE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL???

Refletir sobre a importância da vida e quanto podemos interferir no aprimoramento das condições de vida em coletividade, o uso desregrado dos recursos naturais e os danos a eles causados.
Valorizamos atitudes que refletem a ética e responsabilidade de todos!!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

COMPOSTAGEM

Autor: Alexandre de Freitas
Veículo:
http://www.lixo.com.br/
Fonte:
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=147&Itemid=254
Data da publicação: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2007



Resumo da Matéria

Os chineses praticam a compostagem há mais de cinco mil anos, entretanto, a natureza já utiliza essa prática desde o surgimento dos microorganismos decompositores, há bilhões de anos. Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática de propriedades rurais para transformar resíduos agrícolas em adubos e das centrais de reciclagem com a finalidade de diminuir o volume do material poluente. No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum lugar, porém podemos colaborar com este processo, já que praticamente qualquer coisa orgânica é passível de compostagem. É possível montar em nossa residência um sistema de compostagem considerado bem eficiente utilizando espaços mínimos e posteriormente quando o composto ficar pronto utiliza-los nas flores, folhagens e temperos. Cooperando para a diminuição dos aterros e lixões, a compostagem domiciliar pode ser considerada um ato de cidadania que deve ser ensinado as crianças e amigos.


ANÁLISE CRÍTICA


Uma das maiores prioridades dos gestores públicos e das pessoas que possuem responsabilidade ambiental é sobre o destino que deve ser dado ao lixo urbano. Em nosso país, sabemos que a maior parte do lixo urbano é destinada aos lixões, ocasionando um enorme impacto ambiental. O artigo descreve de maneira elucidativa, sobre como podemos contribuir para a diminuição dos efeitos negativos ocasionados pelo lixo urbano, ensinando-nos a montar uma composteira dentro de casas e apartamentos, utilizando espaços com dimensões mínimas. A matéria foi elaborada de forma objetiva e de fácil percepção, nos leva a compreender que através da criatividade e disposição todas as pessoas, inclusive crianças, podem contribuir efetivamente para a diminuição dos aterros e dos lixões. O tema do artigo é atual possuindo como pontos convergentes com o livro, a preocupação sobre os problemas gerados pelo lixo urbano, sendo que ambos descrevem formas criativas e ecologicamente corretas para o seu tratamento.

Nenhum comentário: